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quarta-feira, 4 de abril de 2012

Isetta

ISO - A criação

Após a 2ª guerra mundial, uma parte da população Européia, encontrava-se com dificuldades financeiras, não podendo ostentar então o “luxo” de possuir um automóvel em suas garagens. A solução encontrada para se locomoverem foi o uso de scooters, bicicletas e motocicletas. O proprietário da empresa Isotherm, fabricante de refrigeradores, da cidade de Milão- Itália, Sr. Renzo Rivolta, que já havia se tornado fabricante de Scooters e motocicletas, decidiu entrar no ramo de automóveis e criando assim a empresa Iso Automoveicoli-Spa e em meados de 1952, apresentou um veículo de criação do seu engenheiro Ermenegildo Pretti.
O Sr. Renzo, nomeou o projeto de Isetta, ou seja, pequeno Iso. Que para alguns, na época, era resultado de uma colisão entre um scooter, uma geladeira e um avião. A primeira apresentação do veículo, foi no salão de automóveis de Turim, em 1953. Com diferencias para a época, como: apenas uma porta e na dianteira, facilitando o acesso ao veículo, 25 km/l e tamanho reduzido, apesar do sucesso o Isetta não teve uma vida longa na Itália. Houveram também alguns modelos da Iso para transporte, um micro caminhão, que foi fabricado na Bélgica e Espanha. A Iso limitou-se em não exportar o veículo Isetta.

Isetta – a cópia

Heinkel
O projetista de aviões Ernst Heinkel, viu o Iso Isetta, na feira de Turim em 1953, e decidiu que poderia fazer um melhor, usando princípios do avião. Mais rápido e com um motor menor, 150 cm³. Iniciou com o modelo Kabine 150, com maiores vidros e mais comprido. Em outubro 1956, lançou o modelo Kabine 153 (três rodas) e 154 (quatro rodas) com o motor de quatro tempos e 203cc. Uma licença para a construção o Heinkel foi vendida para a Argentina, onde uns 2000 exemplares foram vendidos até 1961. Existiu um modelo conhecido como Heinkel-Trojan.

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